16 de março de 2005

"Não"

Sempre me irritaram as pessoas que, sistematicamente, começam uma frase por "Não".

Estou rodeada por vários exemplos: o meu pai, um colega, o namorado de uma amiga....
As suas frases preferidas são "Não acho", "Não concordo", "Não é bem assim", "Não, quer dizer...", mesmo que no fim acabem por dizer exactamente a mesma coisa que começaram por discordar.

Reconheço que gosto de 'discutir'... desde que se fique por uma troca saudável de opiniões e que, em caso de impossibilidade de se chegar a acordo, cada um fique com a sua 'bicicleta'.

Mas gosto que essas discussões surjam naturalmente, em ocasiões diferentes, com pessoas diferentes, sobre temas e assuntos diferentes.

O que me desagrada profundamente (reconheço que também depende do meu próprio humor) é que qualquer coisa que se diga seja apenas usado como o início para uma dessas altercações.

O 'espírito de contradição' é cansativo quando usado indiscriminadamente.
E os rocambolescos argumentos tornam-se, por vezes, ridículos na ânsia de provar a razão.
Na maior parte das vezes, quando me vejo enredada numa destas situações, apercebo-me que o antagonista se desvia sempre do assunto (iniciando um outro) quando não o consegue sustentar, arrastando-me com ele numa viagem confusa e sem fim à vista.
O que é que se passa com este tipo de pessoas?!?!

Pois já decidi!
Ao mais leve indício deste tipo de situação, vou 'fugir'.
Agora o que mudou é que decidi ser eu a dizer "Não"... primeiro! ;)