12 de agosto de 2004

(Em)beleza

Quem me conhece, sabe que prefiro ir ao dentista do que ao cabeleireiro. :)

(Pois, já sei... não sou uma mulher exactamente como as outras. Ou melhor, não sou uma mulher exactamente como são 'pintadas' as mulheres. Eu adoro desporto (futebol, principalmente), odeio ir às compras e detesto ir ao cabeleireiro!)

O cabeleireiro é daqueles locais que, para mim, só é equiparável à Casa do Terror da Feira Popular... ;)

A espera decorre, habitualmente, num convívio de 'amena' coscuvilhice entre as(os) cabeleireiras(os) e as clientes, versando as vidas pessoais dos vizinhos e conhecidos de ambos (ou mesmo sobre as dos desconhecidos... é preciso é falar dos outros!), bem como a vida privada dos famosos lida nas revistas que por lá abundam.

Depois desse suplício, começa o massacre do couro cabeludo, agredido violentamente pelas mãos e unhas da 'lavadora de cabelos'.
Mas será que estas senhoras nunca ouviram dizer que o cabelo deve ser lavado suave e gentilmente, com as cabeças dos dedos e não com as unhas?!?! Afinal, elas é que são as profissionais! Nós somos só clientes!
Algumas quase nos dão banho, outras escaldam-nos ou gelam-nos com temperaturas de água mal calculadas.

Em seguida, vem a violência da escova e da arma preferida de uma cabeleireira... o secador de mão!!
O calor que emana deste último é, algumas vezes, tão forte que chega a chamuscar as orelhas de clientes mais desafortunadas.
Fora os puxões e repuxões para alisar, encaracolar, esticar, torcer e sei lá bem que mais se pode fazer a este fios de cabelo, aparentemente tão frágeis e, afinal, tão resistentes.

Finalmente, somos vaporizadas com lacas, geles e outros produtos misteriosos para mim, que visam proteger e manter um trabalho tão arduamente conseguido e um produto final tão penosamente atingido.

Isto já para nem falar das figuras que fazemos quando queremos dar algum brilho e cor ao nosso rico cabelinho... Ele é papel de prata, ele é tocas de borracha, ele é tintas e cremes que lambuzam as mãos das cabeleireiras e, por vezes, as roupas das clientes...

E todo este esforço e sofrimento para quê??
É mesmo como na anedota... se é para se ficar mais bonita, porque é que não se fica?? ;)