18 de outubro de 2004

Classe

Ou, melhor dizendo, a falta dela.
E logo num "clássico"!

Como já vos disse, sou do SLBenfica.
Com Orgulho, com Paixão!
Do que tenho mesmo vergonha é dos actuais dirigentes do meu clube.
Com a falta de classe dos dirigentes de outros clubes, posso eu bem.
Mas a ordinarice e a parolice dos do meu, deixa-me arrasada.
E um exemplo flagrante da mesquinhez que grassa em Portugal e, em particular, no futebol português, foi esta semana de troca de insultos, de comentários e intervenções inflamadas, que culminou num verdadeiro circo, estrelado por verdadeiros palhaços.

E atentem em apenas uns poucos exemplos:
- Carolina Salgado, entre a claque do Porto, com um cartaz sobre 'O Orelhas';
- Pinto da Costa sem respeitar protocolos e compromissos publicitários e, sem nem sequer estar na sua 'casa', falando em sobreposição a outro alguém;
- Luís Filipe Vieira trazendo à baila questões 'familiares' de Pinto da Costa, com um português tão mal utilizado, que quase parecia estar a dizer que o dito namorava com a própria filha!!
- José Veiga lançando suspeitas sobre as prendas de aniversário de Olegário Benquerença (quem sabe não se arriscando a um processozito, hein?);
- Os erros grosseiros de Olegário Benquerença e respectiva equipa de arbitragem;
- O comportamento das claques.

Tenho a forte convicção de que, se eu mandasse, o que teríamos não seria uma Democracia.
Seria muito difícil para mim não proibir o acesso a pessoas sem bilhete (afinal, não eram apenas 2000 adeptos na claque do Porto? De onde surgiram quase 4000??).
Não tenho dúvidas que qualquer comportamento menos digno, mais violento e indiciador de má-índole seria, por minha ordem, imediatamente punido (senão com prisão, pelo menos com a ausência do jogo).
Também seria complicado para mim resistir à tentação de proibir, pura e simplesmente, o acesso da Comunicação Social a este tipo de eventos. Mais ainda, proibir qualquer tipo de comunicado, entrevista, conferência de imprensa, etc, etc, antes, durante e depois do respectivo evento.
Se não sabem falar, estejam calados!!
Se não sabem comportar-se, fiquem em casa!!

Os adeptos ordeiros, que vão ao estádio exclusivamente para apoiar o seu clube (o que devia ser apanágio das claques), não têm a mínima culpa que as claques dos mesmos lá vão exclusivamente para provocar problemas e ter comportamentos vândalos.

Sempre disse que os campeonatos não se perdem nos jogos entre os ditos 'Grandes'.
Qualquer jogo tem sempre a possibilidade de ter três resultados diferentes e perder ou empatar com um Porto ou um Sporting não será uma vergonha.

Se bem que, como já vos disse, quando o meu Glorioso perde, sinto sempre um bocadinho menos de alegria de vida.