8 de setembro de 2004

Saga

Questão do Dia:
"Que fazer quando não confiamos nos nossos médicos?"

Nos últimos tempos, vi-me envolvida numa 'saga estomatológica'!

O meu dentista de sempre reformou-se, deixando o seu consultório entregue à filha.
Na minha primeira consulta com a referida personagem, eis que me vejo deparada com o 'facto' de que possuía 3 ou 4 cáries a precisar de tratamento.
O diagnóstico foi feito sem recorrer a exames complementares, tais como uma simples radiografia. Ou seja, a conclusão resultou de uma simples observação 'a olho nú'!

Por um acaso do destino, vi-me obrigada a consultar um outro dentista (de quem não possuía as menores referências) que, efectuando o mesmo exame 'a olho nú', não identificou nenhuma cárie. Nem uma!
Estranhando que a médica anterior o tivesse conseguido fazer, recusou-se a levar a cabo qualquer tipo de tratamento, sem antes realizar à minha boca uma radiografia panorâmica (fiquei a saber que este termo também se aplica à estomatologia...).
Já de posse da desejada radiografia, voltei ao mesmo médico que, após análise da mesma, me informou que havia apenas uma situação a cuidar. Não exigia tratamento urgente, mas seria aconselhável não a esquecer.

Finalmente, e para tirar dúvidas, decidi procurar uma 3ª opinião.
Dirigi-me a uma clínica, destas modernas, onde o staff é jovem e as normas, nomeadamente as de higiene, são sempre segundo alguma grande e conceituada instituição internacional...
Levei a famosa radiografia.
Qual não é o meu espanto quando, após um aturado check-up inicial, recebo a agradável notícia de que tenho uma excelente higiene oral (se tivesse ouvido o contrário, de certeza que não vos diria... ;)), não possuo uma única cárie, nem é, neste momento, necessária a costumeira destartarização e não existe sequer nenhuma situação a vigiar!

E agora???
Em quem confiar??

Fora de brincadeiras, alguém conhece um dentista honesto, fiável e bom profissional que me possa indicar?