29 de setembro de 2004

Blogosfera

Têm noção de quantos Blogs existem naquilo que alguém já apelidou de 'Blogosfera'?
Eu não!

Visito diária e religiosamente apenas 3 Blogs (além do meu, é claro).
O da 'Carlota', o 'Ninho das Águias' e a 'Caixa de Costura'.
Visito-os porque me divertem e dispõem bem.
Visito-os porque me agrada a forma como encaram os temas que tratam, porque abordam a actualidade de uma forma inteligente ou, tão somente, porque são leves, humildes e despretensiosos mas, apesar disso, extremamente bem escritos.

Por visitar estes, acabo por, de vez em quando, dar uma saltada a um ou outro blog fora da minha blogosfera pessoal.
Aí descubro novos mundos...
Afinal, para surpresa minha, existem blogs pesados, maledicentes, engraçados, de cariz sexual, poéticos, de engate (assumido ou dissimulado), especializados (políticos, desportivos,...), etc, etc.
Em alguns blogs vejo, por vezes, inúmeros links para outros tantos que continuam a encadear-se noutros tantos, numa teia sem fim à vista.

O que verdadeiramente me surpreende é a percepção da quantidade de pessoas que escrevem (bem ou mal, não é a questão).
Já para não referir blogs estrangeiros, é impressionante o número de 'escritores' existente neste cantinho à beira mar plantado.
Dá para pensar, não acham?
Porque existirá esta necessidade de expôr sentimentos e idéias a amigos, família, conhecidos e desconhecidos?
Será apenas porque é moda?
Porque escrevemos em vez de falar?
Será o apelo da possibilidade de algum tipo de fama ou notoriedade?
Enquanto não me faltar assunto, eu cá vou falando e escrevendo o que me vem à cabeça.
Mas chego à conclusão que o meu blog é incomparavelmente insignificante e apenas mais uma gota no oceano 'bloguista'.
As minhas deambulações pela 'blogosfera' só servem para confirmar a minha idéia original:
a importância do 'Diário da Teresa' consiste apenas na felicidade que sinto sempre que leio mais um comentário.