2 de dezembro de 2004

A Memória

Coisa engraçada a memória...

A minha, apesar de bem fraquinha, é extremamente selectiva.
Mas, ao contrário da maioria das pessoas (digo eu) e da frase popular, a minha memória tende a relevar os aspectos negativos, banalizando e esquecendo os agradáveis.
Guardo insignificâncias e esqueço coisas importantes.
Pouco inteligente, a meu ver...

O que é certo é que o mesmo acontecimento pode ser lembrado de formas quase contraditórias por diferentes pessoas que o vivenciaram.
A subjectividade toma conta e apodera-se das nossas recordações.
Às tantas, começo a duvidar onde terminará a memória e começará a imaginação.

Os exemplos são infinitos.
Desde 'alien abductions' até relatos 'verídicos' de abusos que nunca chegaram a acontecer, há quem defenda que a mente é tão forte que pode, inclusivé, provocar efeitos físicos resultantes de algo que só foi imaginado.

Sendo assim, o que é a "realidade", afinal??
Algo objectivo e estanque?
Ou uma imagem produzida pelo cérebro de cada um, armazenada e reproduzida como mais lhe apraz?

Ao apelarmos à nossa memória, chegamos, por vezes, a conclusões surpreendentes.
Mas, pergunto-me eu, a que resultado chegaríamos se as confrontássemos com os outros envolvidos na mesma recordação??
E qual das 'versões' seria, afinal, a correcta e verdadeira?