13 de julho de 2004

Felicidade...

Porque será tão difícil ser Feliz?!?!

Ainda no outro dia estava a ler que a Felicidade não é uma Dádiva... é uma Conquista!
Ela não nos cai no colo. Exige, isso sim, trabalho e esforço para se atingir.
E não vem para ficar... se este trabalho não for continuado, se não se tratar e cuidar (como uma flor, por exemplo) a Felicidade tenderá a murchar e morrer.

Mas se nos perguntarmos se somos felizes, quem dirá 'Sim' sem hesitar?

O que é estranho hoje em dia é que, por vezes, lutamos por aquilo que pensamos que nos fará felizes e não pela verdadeira Felicidade.
Compramos quilos de roupa e calçado (se possível, tudo de marca), guiamos carros novos, lutamos por ganhar o mais possível, por progredir na carreira (e ter com isso alguma projecção social), adquirimos uma casa (tornamo-nos 'hipotecários' até ao sonhado dia em que nos transformamos em 'proprietários'), esforçamo-nos por possuir uma vida social agitada e preenchida, viajamos pelo mundo inteiro, conhecemos centenas de pessoas, convivemos com dezenas, temos um (ou mais ;)) namorado(s) (namorada(s), marido, mulher), temos (ou não) filhos, malhamos no ginásio (digam lá se um corpo de sonho não é sinónimo de Felicidade?), etc, etc.
Cada um, à sua maneira, luta pelo seu nichozinho de Felicidade, mas, de tão 'ocupados', acabamos por não ter tempo para ser realmente 'Felizes'!

Acredito que ninguém é Feliz sem sonhos e objectivos pelos quais lutar. Na minha opinião, esse é que é o verdadeiro segredo da Felicidade.
Por outro lado, surge a nossa faceta de permanente insatisfação... assim que um sonho ou um objectivo foi realizado ou atingido, partimos em busca do seguinte porque ainda não nos sentimos satisfeitos.

Então, afinal, quando seremos Felizes?
Quando conseguirmos aproveitar o momento sem pensar quando ele irá acabar, quando disfrutarmos a sinceridade de um sorriso sem questionar se ele existirá amanhã, quando não olharmos por cima do ombro invejando a suposta felicidade de quem tem mais, quando investirmos e arriscarmos o que temos pelo que queremos, quando não deixarmos o passado manchar o presente, quando gozarmos o presente porque nem sabemos se estaremos por cá para viver o futuro.

Eu sei que algumas destas coisas podem parecer contraditórias, mas isso é só porque aposto que pensaram materialisticamente. ;)

Muita razão tinha quem afirmou:
"The best things in life are free..."

Eu limito-me a acrescentar:
"Let's enjoy them!!" :)