17 de novembro de 2006

"O Medo do Grande Amor"

É o título do livro que estou a ler actualmente.
Não é ficção, nem romance (como se poderia pensar à partida).
É um livro escrito por uma psicóloga que analisa os diferentes perfis femininos e masculinos e seus comportamentos típicos quando numa relação.

Não sei porquê, uma amiga insistiu em emprestar-mo...

E quanto mais leio, mais me convenço.
Uma relação bem sucedida é uma questão de sorte, uma possibilidade num milhão, um verdadeiro milagre.
A quantidade de síndromas, complexos, traumas, recalcamentos... de parte a parte.
A junção dos mesmos e respectivos resultados... quase sempre desastrosos.
Sei que ainda não cheguei ao fim mas, até agora, devo dizer que o livro não oferece uma perspectiva muito animadora.

No meio de todos os 'bonecos' que a escritora identifica (vários dos quais parecem, aliás, descrever-me na perfeição) há um que parece verdadeiramente escrito para mim... a Bela Adormecida.

A Bela Adormecida é o tipo de mulher que espera um Príncipe Encantado que a desperte para a vida... e acredita sinceramente que só conseguirá ser feliz com ele.
Não fiquei nada satisfeita por me rever neste perfil que, no entanto, me é fiel.
Até porque a autora ainda refere que, com expectativas tão elevadas, este tipo de mulher salta de desilusão em desilusão e cria um mar de frustrações nos homens que com ela se cruzam, uma vez que lhes exige algo que eles não conseguem proporcionar-lhe... a sua própria felicidade!

Haverá destino mais risonho? ;)