18 de janeiro de 2006

Episódios na Vida de...

Existe, em Portugal, a ideia arraigada de que um médico não tem a obrigação de cumprir horários, nem de chegar atempadamente aos seus compromissos.
Esta noção é resignadamente aceite e silenciosamente engolida.
Nem sequer conseguimos evitar a surpresa quando nos deparamos com uma excepção a esta ‘regra’.

Não partilho da opinião generalizada de que é necessário preparar-me para uma espera prolongada quando marco uma consulta médica.
(O caso muda de figura se me dirijo às urgências de um hospital ou se me sujeito a ser atendida ‘por favor’ por qualquer médico no fim de um dia preenchido. Aí rendo-me à evidência e à necessidade e aguardo com paciência.)

Mas num consultório ou numa clínica, com consulta marcada (e, neste caso em particular, sendo a primeira do dia) sinto-me no direito de exigir ser atendida a horas. Principalmente, quando marquei a referida consulta para as 8h da manhã, sacrificando preciosas horas de sono para evitar qualquer atraso na chegada ao meu local de trabalho.
E, fundamentalmente, porque pago por um serviço e por conseguinte exijo que mo prestem nas condições acordadas.

A arrogância da médica que me consultou hoje raiou perigosamente os limites da boa educação.
Nunca pediu desculpa por um atraso injustificado, simulou má disposição quando minutos antes (antes da sua primeira consulta do dia) havia passado por mim em amena e animada cavaqueira com a colega do lado e agiu como se me prestasse um favor ao colocar ao dispôr o livro de reclamações.

Pois, deixem-me que lhes diga o que lhe disse a ela...
O 'estatuto' da sua profissão não lhe dá o direito de prejudicar a minha.
O livro de reclamações está ao meu dispôr quando e sempre que eu dele tenha necessidade e o facto de eu não ter escrito nele é um favor que lhe fiz a ela e não o contrário.
A prestadora de serviços é ela e eu a sua cliente... ninguém está a fazer um favor a ninguém... ela tem a obrigação de fazer o seu trabalho correcta e profissionalmente e eu de lhe pagar por isso. Eu fiz a minha parte... ela não!

Sim, é verdade... já perceberam que tive mais um dos meus ‘episódios’ num consultório médico.