28 de dezembro de 2005

Nós e Eles

Por vezes, gostava que este fosse um blog totalmente anónimo.
Preferia ser apenas um nome... de preferência, falso.

Assim, poderia destilar ódio sem atingir os visados.
Poderia despejar amor sem assustar os seus objectos.
Poderia expôr fantasias sem chocar amigos e conhecidos.

Da mesma forma, prefiro ler blogs de quem não conheço.
Identificar-me em sentimentos abstractos.
Rever-me em palavras minhas escritas por estranhos.

Eu sabia que não devia ler.
E vinha evitando esse momento sem esforço.
A leitura daquele livro já me magoou por diversas vezes e leio-o sempre receosa, precavida.
Seguia o meu próprio conselho e ignorava propositadamente.

Sentindo-me forte, no entanto, avancei resoluta!
E li.
Percebi, assim, o âmago da diferença...

'Nós' somos os que "gritam e magoam".
'Eles' são os que sussurram e perdoam.

'Nós' somos os que "fingimos que vivemos num pedido disfarçado e desesperado de ajuda".
'Eles' são os que "levam a vida a sorrir", felizes e "melhores".

'Eles' são os que flutuam num plano acima, plenos de luz, felicidade e amor eterno, contemplando com enfado os coitadinhos de 'nós', cá em baixo, alma e coração sombrios, mendigos de migalhas de atenção e amor, perdidos sem 'eles', errantes nos caminhos da vida, arrastando-nos aos pés de quem nos enxota, enojado e enjoado...

'Nós' somos, em resumo, os "mal amados"!
Como pode isto ser, se 'eles' sempre e tão bem souberam amar-nos??

Por isso, para 'nós'...
"Pára de chorar
E dizer que nunca mais vais ser feliz
Não há ninguém a conspirar
Para fazer destinos
Negros de raiz
Pára de chorar
Não ligues a quem diz
Que há nos astros o poder
De marcar alguém
Só por prazer
Por isso pára de chorar
Carrega no batom
Abusa do verniz
Põe os pontos nos Is
Nem Deus tem o dom
De escolher quem vai ser feliz"

E para 'eles'...
"Pára de sorrir
E exibir a tua felicidade
Só por leviandade
Se pode sorrir assim
Num estado de graça
Que até ofende quem passa
Como se não haja queda
No Universo
E a vida seja moeda
Sem reverso
Por isso pára de sorrir
Não abuses dessa hora
Ela pode atrair
O ciúme e a inveja
Tu não perdes pela demora
E a seguir tudo se evapora"

(Canção de Alterne - Carlos Tê/Rui Veloso)