19 de novembro de 2008

Se calhar...

... já disse isto aqui.

Mas sempre me fez alguma comichão ouvir, por sistema, queixas sobre excesso de trabalho, o facto de se ser sempre sobrecarregado com o trabalho de outros, o pormenor de ter de estar sempre a 'limpar' erros de terceiros ou as reclamações sobre o quanto é subvalorizado o próprio trabalho.

As queixinhas (coisa em que, pessoalmente, acho que ninguém consegue suplantar-me!) soam-me sempre a desculpa esfarrapada para incompetência, desorganização e falta de brio profissional.

Quem tem muito trabalho não se queixa... porque não tem tempo para isso!
Quem é organizado não se queixa... porque o muito trabalho que tem está (muito dificilmente mas está!) em dia.
Quem é competente não se queixa... porque o seu trabalho (mais tarde ou mais cedo) é valorizado.
Quem tem brio profissional não se queixa... porque corrige os erros (mesmo se de terceiros) para que o seu próprio trabalho não os tenha.

E sei, por experiência própria, que me atraso mais nos trabalhos que não domino... não porque tenha 'trabalho a mais' mas devido à minha própria ignorância.
E reconheço que, por vezes, acumulo tarefas... não porque esteja 'sobrecarregada' mas porque me deixo desorganizar por outros factores.

Portanto, irrita-me (um bocadinho) que me digam que são muito bons e muito capazes e que, por isso, sejam sempre os mais requisitados e os mais sacrificados mas simultaneamente (vá-se lá saber porquê!) os menos reconhecidos e recompensados.
Não me gozem!
E olhem que eu até gosto de me queixar...